Essa eu peguei do Oliver Anquier, mas como sempre, dei uma mudadinha... Porque é isso que todo mundo faz, e isso que faz a coisa ser divertida.
Com patezinho de berinjela. |
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico
2 colheres de sopa gigantes de manteiga derretida
3 colheres de açúcar (cheiona, quase como um morrote em cima)
250 ml de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar o ponto de desgrudar das mãos e pra untar a forma, se precisar
Flor de sal, ervas, gergelim pra enfeitar (e dar um gostinho especial)
Preparo <3:
Comece esfarelando o fermento e cobrindo com o açúcar, misture até derreter. Acrescente o leite (morno, não pode estar quente demais pra não matar o fermento), a manteiga (derretida, mas morna), a pitada de sal e um ovo e uma clara (a gema do segundo ovo você vai usar pra pincelar depois).
Acrescente a farinha peneirada aos poucos e vá misturando com uma colher. Eu não gosto de massa grudenta, então vou mexendo com a colher até quase dar o ponto. Quando estiver praticamente seca, amasse apenas para homogeneizar.
Esqueci de cobrir aí rachou a superfície. Não faça isso, xP. |
Deixe crescer até dobrar de tamanho coberto com um pano de prato em um ambiente sem vento. (Como o forno desligado ou o microondas, por exemplo). O tempo vai depender do clima. No calor é rápido.
Quando dobrar, divida como quiser e molde os pães. Eu geralmente divido em dois e faço dois ``pãozões``.
Deixe crescer até dobrar de tamanho (de novo), pincele a gema batida com azeite. Salpique ervas, flor de sal, gergelim, ou outras coisas que você gostar.
Asse em forno médio-alto pré aquecido (uns 220-230 graus) até dourar. Coma quente!