quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bolo de Fubá


Esse bolo de fubá é receita do velho caderno de receitas da minha mãe, aquele que eu disse que tenho inveja outro dia desses. Só que eu acabei fazendo meio diferente por falta do tal copo americano e também porque não lembrava exatamente as quantidades. Maaas também fica muito legal assim...

Ingredientes:

2 copos de fubá (de preferência o americano)
2 copos de leite integral
2 copos de açúcar
2 ovos grandes (jumbo) ou 3 pequenos
1 copo de óleo até a marca (se não for o americano, faltando 1 dedo pra borda)
1 colher de sopa lotada de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
margarina e farinha pra untar a forma (Eu usei uma forma de furo no meio bem grandona)

Opcionais: Erva doce pra massa, açúcar de confeiteiro e canela pra enfeitar.

Preparo<3:

Misturar em uma panela o fubá, o óleo, o leite , o açúcar e se você quiser, a erva doce, misturar até dissolver bem. Levar ao fogo médio e mexer sem parar até formar um angu molinho (tipo dar uma leve engrossadinha). Mexer desligado uns 5 minutos. Deixar esfriar um  pouco. (Tem que estar morno de forma que seja confortável pro seu dedo. Leva uns 30 minutos.
Em uma tigela misturar o angu com as gemas e o fermento. Bater as claras em neve e adicionar com delicadeza à massa pra não perder o ar.
Assar em forno médio à 230 graus em uma forma untada e enfarinhada até o palito sair limpo.
Desenformar, peneirar o açúcar de confeiteiro e a canela em cima.

Sério, vale a pena... Com café ou suco... <3<3<3