sábado, 19 de abril de 2014

Brigadeiro sem leite condensado - #FicaDica03

Brigadeiro resolve tudo. Acredite.
Cura dor de cabeça, TPM louca, larica, ressaca, ouvi dizer que cola até coração partido. Só não traz de volta seu amor em 7 dias. Mas se você enviar um potinho, quem sabe...


Se você estiver num desses dias que PRECISA de um doce e não tem leite condensado, não se preocupe. Você pode comer este brigadeiro ao invés de tomar leite com Toddy. Demora um pouco mais que o comum pra ficar pronto, mas vale muito a pena.

Ingredientes:

2 xícaras de leite (comum, integral)
6 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado (vale tudo, Toddynho, Nescau, Ovomaltine, chocolate em barra picado, gostei com todos)
4 colheres de açúcar
1 colher de sopa de manteiga bem generosa (pode ser margarina)

Preparo <3:

Você vai começar pegando uma panela bem grande, bem maior que a quantidade de doce. É que leite derrama quando ferve, se você usar uma panela grande fica mais prático.
Coloque todos os ingredientes e misture. Fica marrom clarinho, cara de leite com chocolate e parece que não vai engrossar. Ligue o fogo alto e misture de vez em quando.
Depois de um tempo ele começa a engrossar, a ficar mais escuro, parecendo uma calda. Nessa hora abaixe o fogo e mexa sem parar. Daí é só mexer até o ponto de brigadeiro normal, ou seja, desgrudar do fundo da panela. Mexa um pouco com a panela desligada e use-o! ;)


Esse não é o brigadeiro gourmet ideal, mas já que é uma emergência, fica bem parecido com o de leite condensado, já que você usou leite e açúcar e cozinhou pra caramba. E vai funcionar pra sua ressaca, TPM, larica, dor de amor, dor de cotovelo, etc...


Feliz páscoa! <3
Abraços!